Pense na abertura de novos mercados ao jogo actualmente regulado, e várias jurisdições poderão vir-me à cabeça. Entre as opções mais óbvias pode estar Ontário, que permitiu aos operadores licenciados lançar os seus produtos a 4 de Abril.
Mas para Ohad Narkis, chefe executivo da SkillOnNet, a marca PlayOjo, é errado ver Ontário como um novo mercado. Apesar do recente lançamento, observa que tem as características de um local onde a ignição foi permitida por um período de tempo muito mais longo, graças em parte aos muitos anos passados como um mercado cinzento antes do início da acção regulamentar.
"Eu classificaria definitivamente Ontário como um mercado europeu mais desenvolvido e maduro, o Reino Unido, talvez até Nova Jersey, onde ainda não estamos a operar mas vamos estar", diz ele. "Penso que o facto de o Canadá como um todo ter sido bastante maduro como um mercado cinzento, e bastante desenvolvido nas apostas desportivas, bem como no jogo. E está a prosperar, o seu público é de classe média e de pessoas com conhecimentos técnicos. Tudo isto contribui para um elevado nível de participação no jogo e um valor potencialmente elevado para o jogador". -OHAD NARKIS
Enquanto Narkis vê Ontário como um mercado maduro, é, em última análise, um novo mercado para os jogos de azar online regulamentados. Embora a familiaridade com os próprios produtos possa já existir, pode faltar familiaridade com as especificidades do ambiente regulamentado.
Segundo Narkis, isto poderia criar um problema de dentição, pois os jogadores habituados à falta de controlo num mercado pré-regulamentado enfrentarão um número inesperado de obstáculos para jogar.
"Há problemas nas fases iniciais, tais como a necessidade repentina de verificar os jogadores", diz ele. "Eles precisam de utilizar software de terceiros que identifique a sua localização. Tais configurações podem levar ao atrito.
Especialmente para jogadores que costumavam jogar com operadores do mercado cinzento onde não lhes era pedido que passassem por estas etapas, agora terão de se habituar a isso". À medida que a tecnologia se desenvolve, estes problemas serão mitigados, mas num futuro próximo isto será problemático".
Estratégia publicitária
Parte do que faz com que Ontário pareça um mercado maduro pode ter a ver com regras de publicidade. Os regulamentos de apostas e de jogo da província incluíam uma série de restrições à publicidade, incluindo a regra de que os bónus não podiam ser anunciados fora dos sítios Web dos próprios operadores. Isto, disse Narkis, dificultou o ganho de quota de mercado através do método de adesão experimentado e verdadeiro.
"Mesmo os melhores novos casinos online têm dificuldade em encontrar canais afiliados porque não se podem anunciar bónus no Ontário, pelo que teremos de ver como isso funciona", diz ele.
Se comparar Ontário com jurisdições meridionais, onde os operadores têm o prazer de gastar somas enormes em bónus, a diferença é acentuada. De facto, alguns grandes operadores americanos já infringiram as regras de marketing de Ontário.
Com menos ênfase nos bónus, o mercado pode naturalmente tornar-se mais semelhante a jurisdições mais maduras.
Narkis observa, contudo, que existem muitas opções disponíveis para os operadores que são bem versados numa gama de ferramentas de marketing.
"O panorama mediático aqui é maduro e bastante livre de restrições", diz ele. "Tudo, desde 'over the line' a 'under the line' até ao digital, passará agora a estar disponível. Há o Google, Facebook, publicidade programática, televisão ligada. Isto permite aos operadores que compreendem o marketing e querem ter marcas fortes construir marcas fortes se investirem sabiamente".
E embora possa não haver tantos bónus agressivos como nos EUA, Narkis diz que ainda haverá uma batalha pela quota de mercado.
"Penso que veremos, pelo menos nos primeiros anos, uma apropriação agressiva das terras em termos de comercialização por parte de alguns dos novos participantes", diz ele.
"Será interessante ver como as marcas em actividade, as que já operam no mercado cinzento, reagem a isto. A sua reacção pode ser muito diferente, dependendo da sua estratégia global".
De acordo com Narkis, entre aqueles que estão dispostos a fazer um grande esforço na publicidade, estarão os seus próprios negócios.
"Seremos muito agressivos no marketing", diz ele. "Temos um orçamento de marketing de sete dígitos, vamos utilizá-lo em toda a linha e em todos os canais de colheita digital, seja PPC, programático, nativo e definitivamente haverá um grande enfoque nas aplicações. Artigo.
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